Tá sussa.

Devia ser mais ou menos nessa época de começo de ano, mas eu ainda era um Thalesinho com uns poucos meses de vida e nenhuma piada ruim computada no Guinness Book. Meu espírito rebelde começou a agir e do nada parei de mamar e não deixava mais ninguém em casa dormir. Minha mãe achou que tinha algo de errado e quis me levar ao pediatra, mas meu pai falou que não precisava. Tava sussa.

No verão passado, lá pra essa época também, fui à praia com o pessoal da faculdade. Mar calmo, muito sol, fomos dar um mergulho. Do nada começou uma correnteza maluca e ficou realmente difícil voltar pra areia. Perguntei pro pessoal se precisavam de ajuda pra voltar. Uma falou que não precisava (e depois que eu virei, ela tomou um caldo e mudou de ideia, mas não ouvi) e o outro cara não conseguiu responder porque tava engolindo água já. Lembrei do meu treinamento de salvamento em água no escoteiro (1h de curso), voltei pro fundo, segurei ele e comecei a tentar puxa-lo de volta, quando apareceu um Salva-Vidas perguntando se precisávamos de ajuda. Falei que tava sussa.

Odeio teimosia, mas se minha mãe não tivesse ignorado o que meu pai disse e me levado ao médico, eu não estaria aqui escrevendo tanta besteira (a culpa disso tudo é dela). E se o Salva-Vidas não tivesse ignorado o que eu falei, ele precisaria de duas bóias (e eu tomaria uma respiração boca-a-boca totalmente evitável).

Costumo dizer que tá sussa pra tudo. Aqui em casa tá sussa, o trabalho tá sussa, a igreja tá sussa, minha cachorra tá sussa, o coraçãozinho tá sussa, essa gripe tá sussa, essa barriga crescendo tá sussa, o cabelo caindo tá sussa.

Quase nunca tá.

Não sei vocês, mas eu não gosto da sensação de perder o controle das coisas. E muito menos de assumir que o barco tá furado. Gosto mesmo é de otimismo e de dizer que tá tudo sussa.

Dizem que um otimista é um pessimista mal informado, mas na maioria dos casos o otimismo não é uma simples miopia seletiva, é uma varrida pra baixo do tapete. É um ego tão absurdo que engole a própria razão, é o medo de se passar por medroso ao demonstrar medo.

Ao contrário do que o Chaves mostra pra gente, o medo não é uma coisa que te dá um piripaque paralisante, é um instinto que te diz “Vai dar merda, nego! Faz alguma coisa!”. E você tem que fazer alguma coisa. Mesmo que seja a coisa mais absurda a qual um ser humano pode se sujeitar a fazer: pedir ajuda. Pra alguém, pra Deus, até mesmo pro Yahoo Respostas, tanto faz, não tá sussa e você sabe disso.

Eu sei também.

Agradeço a Deus porque tem gente teimosa nessa vida. E, por favor, quando eu disser que tá sussa, teime mais um pouco.

(Ah, fique tranquilo. Tá tudo sussa por aqui.)

Deixe um comentário

